top of page

Ambientes Espirituais é tema da Ceia de agosto

Atualizado: 6 de ago.

Ambientes Espirituais foi o tema da Ceia de Oficiais da Igreja Renascer em Cristo correspondente ao mês de agosto, realizada na Renascer Arena.


Acompanhe, a seguir, o resumo da palavra ministrada pelo Apóstolo Estevam Hernandes:



1 Timóteo 6.16: o único que possui imortalidade, que habita em luz inacessível, a quem homem algum jamais viu, nem é capaz de ver. A ele honra e poder eterno. Amém! 


Tudo no mundo espiritual envolve ambientes, pois está em outra dimensão, e a Bíblia nos mostra isso de forma clara.


Paulo foi arrebatado ao terceiro céu, um ambiente de glória que ele não podia contar para ninguém.


2 Coríntios 12.2 a 4: Conheço um homem em Cristo que, há catorze anos, foi arrebatado até ao terceiro céu (se no corpo ou fora do corpo, não sei, Deus o sabe) e sei que o tal homem (se no corpo ou fora do corpo, não sei, Deus o sabe) foi arrebatado ao paraíso e ouviu palavras inefáveis, as quais não é lícito ao homem referir.  


A guerra espiritual que acontece nas regiões celestiais.


Efésios 6.12: porque a nossa luta não é contra o sangue e a carne, e sim contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes.  


João teve a visão desses ambientes de glória, assim como os profetas.


Apocalipse 1.12 a 16: Voltei-me para ver quem falava comigo e, voltado, vi sete candeeiros de ouro e, no meio dos candeeiros, um semelhante a filho de homem, com vestes talares e cingido, à altura do peito, com uma cinta de ouro. A sua cabeça e cabelos eram brancos como alva lã, como neve; os olhos, como chama de fogo; os pés, semelhantes ao bronze polido, como que refinado numa fornalha; a voz, como voz de muitas águas. Tinha na mão direita sete estrelas, e da boca saía-lhe uma afiada espada de dois gumes. O seu rosto brilhava como o sol na sua força.  


São esses ambientes que determinam o mundo espiritual, e poderíamos citar os ambientes do trono, da habitação da Trindade, entre outros.


Vemos que Deus desejou que o homem criasse esses ambientes para que a Sua glória se manifestasse na Terra:


- O TABERNÁCULO;


- O TEMPLO;


- O HOMEM.


Jesus levou Pedro, Tiago e João e os permitiu vê-Lo glorificado, mostrando a importância de entendermos o que é um ambiente espiritual de glória.


Mateus 17.1 a 3: Seis dias depois, tomou Jesus consigo a Pedro e aos irmãos Tiago e João e os levou, em particular, a um alto monte. E foi transfigurado diante deles; o seu rosto resplandecia como o sol, e as suas vestes tornaram-se brancas como a luz. E eis que lhes apareceram Moisés e Elias, falando com ele.  


Satanás, como espírito, entende esses ambientes e os usa para fazer com que o homem seja destruído por meio de ambientes onde a destruição se manifesta espiritualmente.


Colossenses 1.13: Ele nos libertou do império das trevas e nos transportou para o reino do Filho do seu amor.


Satanás está ciente de que seu ambiente de trevas o levará ao abismo e ao lago de enxofre.


Apocalipse 20.10: O diabo, o sedutor deles, foi lançado para dentro do lago de fogo e enxofre, onde já se encontram não só a besta como também o falso profeta; e serão atormentados de dia e de noite, pelos séculos dos séculos.  


Por isso, precisamos, de acordo com essa visão, entender o que o diabo tem trabalhado para matar, roubar e destruir.



E de que maneira ele faz isso:


1- CRIANDO AMBIENTES DE DEGRADAÇÃO E DESTRUIÇÃO 


Cracolândia, lares destruídos… 


Na Bíblia, vemos isso claramente em Sodoma e Gomorra.


2- AMBIENTES INTERIORES DE TREVAS QUE REPRODUZEM SENTIMENTOS DEMONÍACOS


Vemos isso claramente se manifestando em Saul, que se levantou contra Davi, e nada vida de Judas, que traiu Jesus.


Saul contra Davi e o domínio do ambiente interior de Judas.


E quais ambientes precisamos criar?



1- AMBIENTE DE OTIMISMO E POSITIVISMO ATRAVÉS DA FÉ


Hebreus 11.6: De fato, sem fé é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que se torna galardoador dos que o buscam. 


Quem tem um ambiente de fé interior sempre está com a chama acesa para atrair o bem, como descrito em:


Deuteronômio 28.2. Se ouvires a voz do Senhor, teu Deus, virão sobre ti e te alcançarão todas estas bênçãos!


Quando a incredulidade cria um ambiente em nosso interior, perdemos a visão do que a fé pode nos proporcionar.


2- AMBIENTE DE PROSPERIDADE


Um grande exemplo foi o Templo de Jerusalém


1 Crônicas 28.14 a 16: especificando o peso do ouro para todos os utensílios de ouro de cada serviço; também o peso da prata para todos os utensílios de prata de cada serviço; o peso para os candeeiros de ouro e suas lâmpadas de ouro, para cada candeeiro e suas lâmpadas, segundo o uso de cada um; também o peso do ouro para as mesas da proposição, para cada uma de per si; como também a prata para as mesas de prata.


O povo precisava entender que aquele era o ambiente de Deus que eles precisavam criar dentro de si para materializar uma prosperidade que, até então, era exclusivamente de alguns, inclusive de Davi.


3- AMBIENTE DO ESPÍRITO SANTO


Atos 2.1 a 3: Ao cumprir-se o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar; de repente, veio do céu um som, como de um vento impetuoso, e encheu toda a casa onde estavam assentados. E apareceram, distribuídas entre eles, línguas, como de fogo, e pousou uma sobre cada um deles. Todos ficaram cheios do Espírito Santo e passaram a falar em outras línguas, segundo o Espírito lhes concedia que falassem.  


Deus os fez ficar unidos no cenáculo para que pudessem criar no espírito um ambiente para que o Espírito Santo agisse com liberdade. E, quando esse ambiente entrou neles, se transformaram em poderosas labaredas de fogo.



Redação

Comments


bottom of page