COMO DESTRAVAR CAMINHOS? foi o tema da reunião do projeto Mais que Vencedoras correspondente ao mês de agosto.
Com transmissão ao vivo do Renascer Hall para todas as igrejas Renascer em Cristo, o evento foi marcado por orações, louvores, conselhos, uma homenagem às discipuladoras destaque, momentos de comunhão, testemunhos emocionantes e uma palavra de reflexão e fortalecimento da Bispa Sonia Hernandes e da Bispa Fê Hernandes.
Acompanhe, a seguir, o resumo:
João 14.6: Jesus respondeu: — Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim.
A fé abre caminhos e desafia os impossíveis!
Hoje, vamos superar 4 barreiras que nos impedem de caminhar, relembrando exemplos bíblicos de pessoas que tiveram seus caminhos destravados por Deus, em meio a situações humanamente impossíveis de serem superadas, e quais foram seus segredos de vitória.
Ele sobreviveu por causa da fé inabalável de sua mãe, Joquebede, que ousou desafiar a lei dos homens. Em vez de entregar seu filho ao Faraó, ela escolheu entregá-lo a Deus. Colocou Moisés no Nilo, não para que ele morresse, mas para que vivesse.
Moisés recebeu a missão de liderar e libertar o povo judeu da escravidão do Egito, mas sua jornada foi marcada por muitos desafios.
No livro de Êxodo, capítulo 2, Moisés, ao ver um egípcio maltratando um hebreu, um de seus compatriotas, cometeu um ato violento. Ele olhou ao redor, certificou-se de que ninguém estava observando, e matou o egípcio, enterrando o corpo na areia.
Esse ato levou Moisés a fugir para o deserto de Midiã, pois temia a represália do Faraó quando o ato fosse descoberto.
Êxodo 2.14 a 17: O homem respondeu: — Quem pôs você por príncipe e juiz sobre nós? Está querendo me matar, como matou aquele egípcio? Moisés ficou com medo e pensou: "Com certeza já descobriram o que eu fiz." Informado desse caso, Faraó quis matar Moisés; porém Moisés fugiu da presença de Faraó e foi morar na terra de Midiã. Chegando lá, sentou-se junto a um poço.
Em Midiã, Moisés fixou raízes, casou e teve filhos.
Após 40 anos, ele tem uma experiência com Deus, que o chamou para liderar o povo hebreu na saída do Egito em uma jornada desafiadora.
Êxodo 3.2 e 7: Ali o Anjo do Senhor lhe apareceu numa chama de fogo, no meio de uma sarça. Moisés olhou, e eis que a sarça estava em chamas, mas não se consumia. Então o Senhor continuou: — Certamente vi a aflição do meu povo, que está no Egito, e ouvi o seu clamor por causa dos seus feitores. Conheço o sofrimento do meu povo.
10 e 11: Agora venha, e eu o enviarei a Faraó, para que você tire do Egito o meu povo, os filhos de Israel. Então Moisés perguntou a Deus: — Quem sou eu para ir a Faraó e tirar do Egito os filhos de Israel?
Moisés era um príncipe, pois foi adotado pela filha do Faraó. Ele foi criado dentro do palácio. Mas aquele ato impulsivo o abalou profundamente, a ponto de ele esquecer sua identidade.
1- FALTA DE PERDÃO!
Todos nós temos pontos cegos e, por isso, erramos o alvo!
A primeira barreira que Moisés precisou superar foi a falta de perdão.
Muitas vezes, por não se perdoar, você se condenou a uma vida infeliz.
Você, de repente, correu para o deserto, se isolou completamente por achar que distante de tudo e de todos você não entregará mais a vida de ninguém!
Você, de repente, fica com medo de si mesma!
Querida, Deus já perdoou, agora você precisa se perdoar, sabendo que um erro não te define, não muda sua essência.
Hoje Ele te fala: “Saia deste deserto, porque Eu tenho poder de superação para você!
2 Coríntios 5.17: E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas.
Ninguém mais se lembra de Moisés como um assassino, mas como aquele que libertou e abriu o Mar Vermelho com o seu cajado!
Você é a pessoa certa para a missão que Deus te deu, porque você fará tudo através d’Ele!
Você vai para a guerra em nome d’Ele!
Êxodo 3.14 e 15: Deus disse a Moisés: — Eu Sou o Que Sou. Disse mais: — Assim você dirá aos filhos de Israel: "Eu Sou me enviou a vocês." Deus disse ainda mais a Moisés: — Assim você dirá aos filhos de Israel: "O Senhor, o Deus dos seus pais, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque e o Deus de Jacó, me enviou a vocês. Este é o meu nome eternamente, e assim serei lembrado de geração em geração."
Moisés teria de enfrentar muitos desafios, incluindo o coração endurecido de Faraó e a desesperança do povo hebreu, mas Deus mostrou através de sinais que estaria com Moisés em cada passo de sua jornada, com revelações e respostas. Assim, ele se tornou um líder respeitado!
2- A PENEIRA DE SATANÁS
A primeira coisa que você precisa saber é que nada acontece na sua vida sem a permissão de Deus!
Ao longo de nossa caminhada, seremos provados e isso faz parte do nosso propósito!
Um grande exemplo foi Jó, que nos inspira e nos fortalece até hoje.
Ele perdeu a família, os bens e ficou com o corpo cheio de tumores, mas a sua fé permaneceu inabalável!
E qual foi o momento em que o caminho dele foi destravado?
Quando ele chegou à seguinte conclusão: “Se, depois de tudo isso, eu permaneço vivo, é porque o Senhor tem um grande propósito para mim!”
Jó 19.19 a 27: “Todos os meus amigos íntimos me detestam, e até os que eu amava se voltaram contra mim. Os meus ossos se apegam à minha pele e à minha carne; escapei só com a pele dos meus dentes. Tenham pena de mim, meus amigos, tenham pena de mim, porque a mão de Deus me atingiu. Por que vocês me perseguem como Deus me persegue e não cessam de devorar a minha carne?"
"Quem dera fossem agora escritas as minhas palavras! Quem dera fossem gravadas em livro! Que, com pena de ferro e com chumbo, para sempre fossem esculpidas na rocha!
Porque eu sei que o meu Redentor vive e por fim se levantará sobre a terra. Depois, revestido este meu corpo da minha pele, em minha carne verei a Deus. Eu o verei por mim mesmo, os meus olhos o verão, e não outros; de saudade o meu coração desfalece dentro de mim."
Não somos reconhecidos e respeitados por aquilo que recebemos sem nos esforçar, mas pelas calamidades e dificuldades que superamos!
Satanás quer que você fique aprisionada em suas perdas, mas Deus tem um caminho de superação para você ser definitivamente livre e libertar outras mulheres!
Fortaleça sua fé com o poder da oração, do jejum, do louvor e das ofertas no altar!
E lembre-se: Filha nunca deixa de ser filha! Nada pode te afastar do amor de Deus.
3- O LUTO
Josué, com certeza, se enxergava na Terra Prometida ao lado de Moisés, celebrando cada superação.
Com a morte de Moisés, Josué perdeu sua base, seu mentor, líder e pai espiritual. E os planos? E os sonhos?
Do dia para a noite, Josué foi levantado para substituir aquele a quem ele achou que serviria para sempre!
Qual perda você está enfrentando hoje?
Guarde isso:
Os planos que Deus tem para a sua vida não estão baseados em homens!
Josué 21.45: Nenhuma promessa falhou de todas as boas palavras que o SENHOR falara à casa de Israel; tudo se cumpriu.
4- OS “NÃOS” QUE COLOCAMOS À FRENTE DO NOSSO CHAMADO
Jonas foi levantado para levar uma palavra de libertação ao povo de Nínive. Mas ele teve medo, pois tratava-se de uma nação perversa e incrédula.
Jonas 1.1 a 3:A palavra do Senhor veio a Jonas, filho de Amitai, dizendo: — Levante-se, vá à grande cidade de Nínive e pregue contra ela, porque a sua maldade subiu até a minha presença. Jonas se levantou, mas para fugir da presença do Senhor, para Társis. Desceu a Jope, e encontrou um navio que ia para Társis. Pagou a passagem e embarcou no navio, para ir com eles para Társis, para longe da presença do Senhor.
Nunca questione o seu chamado, posicione-se! Tudo acontecerá pela força do Espírito Santo!
Sabe o que destravou a vida de Jonas? Ter feito um voto!
Jonas 2.1 a 3, 5 e 9: Então Jonas, do ventre do peixe, orou ao Senhor, seu Deus, e disse: "Na minha angústia, clamei ao Senhor, e ele me respondeu; do ventre do abismo, gritei, e tu ouviste a minha voz. Pois me lançaste nas profundezas, no coração dos mares, e a corrente das águas me cercou; todas as tuas ondas e as tuas vagas passaram sobre mim."As águas me cercaram até a alma, o abismo me rodeou; e as algas se enrolaram na minha cabeça. Mas, com a voz do agradecimento, eu te oferecerei sacrifício; o que prometi cumprirei. Ao Senhor pertence a salvação!"
Jonas foi colocado como um sinal:
Mateus 12.39 e 40: 38 Então alguns escribas e fariseus disseram a Jesus: — Mestre, queremos ver algum sinal feito pelo senhor. Mas ele respondeu: — Uma geração perversa e adúltera pede um sinal, mas nenhum sinal lhe será dado, senão o do profeta Jonas. Porque assim como Jonas esteve três dias e três noites no ventre do grande peixe, assim o Filho do Homem estará três dias e três noites no coração da terra. Ninivitas se levantarão, no Juízo, com esta geração e a condenarão, porque se arrependeram com a pregação de Jonas. E aqui está quem é maior do que Jonas.
Quando Jonas se dispôs a cumprir o seu chamado, a vida dele foi liberada e milhares de pessoas foram salvas.
Jonas 2.10: E o Senhor falou ao peixe, e este vomitou Jonas na terra.
Jonatas 3.3 a 5: Jonas se levantou e foi a Nínive, segundo a palavra do Senhor. Ora, Nínive era uma cidade muito importante diante de Deus; eram necessários três dias para percorrê-la. Jonas começou a percorrer a cidade caminho de um dia, e pregava, dizendo: — Ainda quarenta dias, e Nínive será destruída. Os ninivitas creram em Deus. Proclamaram um jejum e vestiram roupa feita de pano de saco, desde o maior até o menor.
O nosso chamado destrava os nossos caminhos e os caminhos daqueles que estão ao nosso redor!
Redação
Comments