Durante a Ceia de Oficiais de dezembro, o Apóstolo Estevam Hernandes compartilhou uma mensagem impactante e reflexiva sobre propósito. O evento foi ainda mais significativo com a unção de 34 novos pastores e 260 oficiais, demonstrando compromisso e dedicação ao ministério.
Acompanhe, a seguir, o resumo da palavra ministrada:
Jeremias 1.4 a 10: A mim me veio, pois, a palavra do Senhor, dizendo: Antes que eu te formasse no ventre materno, eu te conheci, e, antes que saísses da madre, te consagrei, e te constituí profeta às nações. Então, lhe disse eu: ah! Senhor Deus! Eis que não sei falar, porque não passo de uma criança. Mas o Senhor me disse: Não digas: Não passo de uma criança; porque a todos a quem eu te enviar irás; e tudo quanto eu te mandar falarás. Não temas diante deles, porque eu sou contigo para te livrar, diz o Senhor.
Depois, estendeu o Senhor a mão, tocou-me na boca e o Senhor me disse: Eis que ponho na tua boca as minhas palavras. Olha que hoje te constituo sobre as nações e sobre os reinos, para arrancares e derribares, para destruíres e arruinares e também para edificares e para plantares.
Deus nos coloca dentro do propósito d'Ele para que vivamos a Sua vontade, algo descrito na Palavra como predestinação. O que isso significa? Ele tem um destino para cada um de nós.
Efésios 1.4 e 5: Antes da fundação do mundo, Deus nos escolheu, nele, para sermos santos e irrepreensíveis diante dele. Em amor nos predestinou para ele, para sermos adotados como seus filhos, por meio de Jesus Cristo, segundo o propósito de sua vontade…
Salmos 139.16: Os teus olhos me viram a substância ainda informe, e no teu livro foram escritos todos os meus dias, cada um deles escrito e determinado, quando nem um deles havia ainda.
A única coisa que pode nos impedir de viver os planos pré-estabelecidos de Deus é o mau uso do livre-arbítrio. O propósito começa quando entregamos nossas vidas para Jesus!
Mordecai entregou-se completamente ao plano e aos propósitos de Deus em sua vida. Da mesma forma, Jesus, ao declarar no Getsêmani: “Seja feita a Tua vontade”, renunciou à sua opção de exercício do livre-arbítrio.
Satanás trabalha arduamente para nos afastar do propósito de Deus. Quando ele consegue, nos faz viver espiritualmente cativos.
A seguir, analisamos alguns exemplos de como o livre-arbítrio pode interferir no propósito de Deus:
1- JUDAS ERA PREDESTINADO A SER O TRAIDOR OU DEUS TINHA OUTRO PROPÓSITO PARA ELE?
João 17.12: Quando eu estava com eles, guardava-os no teu nome, que me deste, e protegi-os, e nenhum deles se perdeu, exceto o filho da perdição, para que se cumprisse a Escritura.
O plano previa que alguém trairia Jesus, mas não especificava quem. Judas foi influenciado por Satanás, movido por ganância. Ele poderia ter escolhido não ser instrumento do maligno.
João 17.12 mostra que a traição aconteceu para o cumprimento da Escritura. Contudo, Judas tinha a liberdade de optar por outro caminho.
2- NO PLANO DE SATANÁS, RAABE ESTAVA DESTINADA A SER PROSTITUTA, MAS ELA ENTROU NO PLANO DE DEUS E FOI TRANSFORMADA
Hebreus 11.31. Pela fé, Raabe, a meretriz, não foi destruída com os desobedientes, porque acolheu com paz aos espias.
Raabe, a prostituta, escolheu abandonar sua condição para servir ao propósito de Deus. Por isso, ela entrou na genealogia de Jesus.
3- ABSALÃO: UMA ESCOLHA QUE RESULTOU EM RUÍNA
2 Samuel 18.33: Então, o rei, profundamente comovido, subiu à sala que estava por cima da porta e chorou; e, andando, dizia: Meu filho Absalão, meu filho, meu filho Absalão! Quem me dera que eu morrera por ti, Absalão, meu filho, meu filho!
Absalão optou por seguir um caminho de rebeldia, trazendo tristeza ao coração de seu pai, Davi. Apesar do amor de Davi por ele, suas escolhas o afastaram do plano de Deus.
Como viver o propósito de Deus, seguindo o exemplo de Jesus e Mordecai?
1- Entrega incondicional ao plano de Deus
Dizer: “Hinení, eis-me aqui”, como Isaías declarou em Isaías 6:8, significa disposição plena para atender ao chamado divino.
Isaías 6.1 e 6 a 8: No ano da morte do rei Uzias, eu vi o Senhor assentado sobre um alto e sublime trono, e as abas de suas vestes enchiam o templo. Então, um dos serafins voou para mim, trazendo na mão uma brasa viva, que tirara do altar com uma tenaz; com a brasa tocou a minha boca e disse: Eis que ela tocou os teus lábios; a tua iniquidade foi tirada, e perdoado, o teu pecado. Depois disto, ouvi a voz do Senhor, que dizia: A quem enviarei, e quem há de ir por nós? Disse eu: eis-me aqui, envia-me a mim.
2- Renúncia plena
Mateus 10.37 a 39: Quem ama seu pai ou sua mãe mais do que a mim não é digno de mim; quem ama seu filho ou sua filha mais do que a mim não é digno de mim; e quem não toma a sua cruz e vem após mim não é digno de mim. Quem acha a sua vida perdê-la-á; quem, todavia, perde a vida por minha causa achá-la-á. As recompensas
Renunciar ao que consideramos importante é essencial para seguir a Cristo, como vemos em Mateus 10:37-39.
3- Morrer e renascer em Cristo
João 3.3: A isto, respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo que, se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.
Jesus ensina, em João 3.3, que é necessário nascer de novo para entrar no Reino de Deus.
Uma vida com propósito é revolucionada por Deus, muitas vezes contrariando nossos próprios planos e desejos. Essa transformação acontece pela revelação do Espírito Santo, como descrito em Salmos 25:14.
Salmos 25.14. A intimidade do Senhor é para os que o temem, aos quais ele dará a conhecer a sua aliança.
Quem vive assim entra na dimensão da vida no Espírito Santo. Veja, a seguir, alguns exemplos:
1- PAULO VIVEU O PROPÓSITO DE DEUS E FOI ELEVADO A CONHECER MISTÉRIOS ESPIRITUAIS PROFUNDOS
Colossenses 10.26 e 27: o mistério que estivera oculto dos séculos e das gerações; agora, todavia, se manifestou aos seus santos; aos quais Deus quis dar a conhecer qual seja a riqueza da glória deste mistério entre os gentios, isto é, Cristo em vós, a esperança da glória
Paulo teve a revelação do terceiro céu, dos dons espirituais e do profundo significado da vida no Espírito. Hoje, no entanto, muitos vivem na mediocridade imposta pela ignorância. A Palavra nos alerta:
1 Coríntios 12.1: A respeito dos dons espirituais, não quero, irmãos, que sejais ignorantes.
2- MORDECAI MOSTROU A ESTER A FORÇA DO PROPÓSITO QUE NOS GARANTE UM FUTURO EM DEUS
Ester, iludida pelo poder e o luxo do palácio, precisava compreender que Deus tinha um propósito maior para sua posição. Mordecai a despertou para isso. Muitas pessoas também deixam de viver os planos de Deus porque seus corações estão cheios de coisas que precisam ser entregues para que o propósito divino se cumpra.
Ester 4.13 e 14:Então, lhes disse Mordecai que respondessem a Ester: Não imagines que, por estares na casa do rei, só tu escaparás entre todos os judeus. Porque, se de todo te calares agora, de outra parte se levantará para os judeus socorro e livramento, mas tu e a casa de teu pai perecereis; e quem sabe se para conjuntura como esta é que foste elevada a rainha?
3- SER CHEIO DO ESPÍRITO SANTO TEM PROPÓSITOS MAIORES EM DEUS:
- Para ser capacitado a cumprir a vontade de Deus (Atos 1:8)
- Para ter o caráter transformado (Ezequiel 36:26-27)
- Para a manifestação de dons espirituais e a realização da obra de Deus (1 Coríntios 12:4-7)
Mordecai, ao viver o propósito de Deus, encerrou sua vida em dupla honra. Deus também nos chama a morrer para nossa vontade e renascer no propósito d'Ele.
Vamos viver coisas superiores no plano de Deus!
Redação
Comments